Treinamento e simulado interno de situações de emergência da barragem Antas Norte

por GeoHydroTech Engenharia em 03/Apr/2019
Treinamento e simulado interno de situações de emergência da barragem Antas Norte

No mês de fevereiro de 2019, representada por Paulo Paiva e Vanessa Justino, a GeoHydroTech esteve na Avanco Resources, em Canaã dos Carajás / PA, para ministrar o Treinamento Interno sobre o PAEBM (Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração) da Barragem Antas Norte.

O treinamento contou com a participação da Equipe de Segurança da Barragem, dos Gestores e de outros colaboradores contidos no Fluxograma de Notificação do PAEBM.

Foi ministrado em sala de aula e composto em duas etapas, sendo a primeira, versando sobre os conceitos técnicos de barragens de rejeitos e das exigências legais e, na segunda, um exercício com a aplicação do Fluxograma de Notificação, dado uma situação hipotética de anomalia não controlada que abrangeram os Níveis de Emergências: NE-1, NE-2, NE-3.

O treinamento foi elaborado em consonância com a Portaria ANM nº 70.389, de 17 de maio de 2017,  que estabelece a convenção sobre o Nível de Emergência (NE) utilizado para graduar as situações de emergência em potencial que possam comprometer a segurança da barragem, ou seja, na ocorrência do NE enquadrar-se na classificação NE-1, NE-2, NE-3, o coordenador do PAEBM deve declarar Situação de Emergência e executar as ações descritas no PAEBM, dentre elas a execução do Fluxograma de Notificação para cada NE.

Dessa forma, a escolha do simulado prático nas dependências da Mina Antas Norte com a execução do Fluxograma de Notificação foi pensada como estratégia de ponto de partida para analisar e/ou apontar melhorias, bem como determinar o tempo das comunicações do documento. Ao final do treinamento foram discutidas questões internas de melhorias e feedback entre o empreendedor (Avanco) e a equipe de consultores externos (GeoHydroTech).

Foi um dia de muito aprendizado. O feedback da equipe foi muito positivo e ficamos bastante satisfeitos em compartilhar nossas experiências com todos. Agradecemos a Avanco pela oportunidade e parabenizamos os Gestores pela iniciativa e pela preocupação em manter uma equipe qualificada na operação da barragem, aspecto fundamental para a garantia da segurança.

Texto: Vanessa Justino 

GeoHydroTech Engenharia

Somos uma empresa consultoria e projetos nas áreas de Geotecnia, Recursos Hídricos, Segurança de Barragens e Acompanhamento Técnico de Obras (ATO), atuando nos mercados de Mineração, Saneamento, Energia e Infraestrutura.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Contato

©GeoHydroTech Engenharia

by nerit