Treinamentos de Análise de Estabilidade e Percolação e Monitoramento Geotécnico na Kinross

por Hugo Rocha em 03/Dec/2018
Treinamentos de Análise de Estabilidade e Percolação e Monitoramento Geotécnico na Kinross

Nos dias 21 e 22/11/2018, as equipes de monitoramento geotécnico de barragens e fiscalização de obras da Kinross Brasil Mineração Paracatu-MG receberam treinamento ministrado pelos Engenheiros Paulo Roberto de Paiva e Thais Lazarim da GeoHydroTech Engenharia.

No primeiro dia foi ministrado o Módulo I: Análise de Estabilidade e Percolação – Coleta de Dados x Análises. As equipes puderam ver na prática a utilização dos módulos SLOPE/W e SEEP/W do programa computacional GeoStudio para análises de percolação e estabilidade respectivamente, como as análises são modeladas e como as informações coletadas pela equipe de campo são úteis para estudos em escritório.

No segundo dia foi ministrado o Módulo II: Monitoramento Geotécnico e Suas Peculiaridades. Foi um tema de grande abrangência nas áreas de instrumentação, inspeções visuais, anomalias e fiscalização de obras. Os participantes puderam ver a importância da integração destes assuntos no processo de gestão de segurança de barragens, desde as fases de projeto, construção, operação, manutenção e monitoramento de barragens de terra para contenção de rejeitos.

 

Foram 2 dias de muito aprendizado. O feedback da equipe foi muito positivo e ficamos bastante satisfeitos em compartilhar nossas experiências com todos. Agradecemos a Kinross pela oportunidade e parabenizamos os Gestores pela iniciativa e pela preocupação em manter uma equipe qualificada na operação da barragem, aspecto fundamental para a garantia da segurança.

Texto: Leonardo Santos

Conheça os serviços GHT de Engenharia e Segurança de Barragens - clique aqui

 

Hugo Rocha

Engenheiro Civil pela UFOP, Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP. Experiência na elaboração de projetos de novas barragens para armazenamento de água e rejeitos de mineração, estudos hidrológicos e hidráulicos, auditoria de segurança em barragens existentes, Planos de Segurança de Barragens (PSB), Planos de Ações de Emergência (PAE) e estudos de ruptura hipotética de barragens (Dam Break).

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

©GeoHydroTech Engenharia

by nerit