Rompimento de Barragem em Rondônia e deixa comunidades isoladas

por GeoHydroTech Engenharia em 30/Mar/2019
Rompimento de Barragem em Rondônia e deixa comunidades isoladas

O rompimento de uma barragem no município de Machadinho d'Oeste, em Rondônia, deixou mais de 50 famílias isoladas. A Policia Ambiental informou que não há feridos ou mortos. O município fica 220 km a oeste da capital Porto Velho. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do governo de Rondônia, uma tromba d'água atingiu ontem a estrutura de uma barragem no distrito de Oriente Novo e provocou a ruptura.

A estrutura que entrou em colapso conteria rejeitos de mineração, mas a pasta afirma que não haveria risco de contaminação por metais pesados porque o material consistiria em areia e argila. No distrito, há uma barragem da mineradora Metalmig, que trabalha com cassiterita, porém a secretaria avalia inicialmente que o rompimento aconteceu fora da área licenciada pela empresa.

Sete pontes foram danificadas pela lama. Uma força-tarefa composta por funcionários do governo de Rondônia e servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) está no local para avaliar os impactos do rompimento. Uma equipe sobrevoou a área afetada. O local atingido também é usado para atividades de pesca.

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia deve atualizar informações sobre o caso durante a tarde. 

GeoHydroTech Engenharia

Somos uma empresa consultoria e projetos nas áreas de Geotecnia, Recursos Hídricos, Segurança de Barragens e Acompanhamento Técnico de Obras (ATO), atuando nos mercados de Mineração, Saneamento, Energia e Infraestrutura.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Contato

©GeoHydroTech Engenharia

by nerit