GeoHydroTech fará inspeções de barragens da CSN em Rondônia

por Hugo Rocha em 20/Dec/2017
GeoHydroTech fará inspeções de barragens da CSN em Rondônia

A GeoHydroTech venceu a concorrência para a realização de Auditoria Técnica de Segurança nas Barragens Taboquinha 01 e Taboquinha 02, localizadas na Mina Santa Bárbara, no município de Itapuã do Oeste / RO.

Com o objetivo de atendimento às obrigações da Portaria N° 70.389 do DNPM e na Lei Federal 12.334, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), será feita uma Inspeção de Segurança Regular (ISR) nas barragens, seguida da emissão do Relatório de Inspeção de Segurança Regular e Declaração de Condição de Estabilidade (DCE). O objetivo, além do atendimento aos requisitos legais, é subsidiar a ERSA com as recomendações e propostas de melhorias na segurança das estruturas.

A ERSA é constituída pela Mina Santa Bárbara, no Município de Itapuã do Oeste, e pela fundição situada em Ariquemes. Na unidade de mineração é extraída a cassiterita. Em Ariquemes essa cassiterita é fundida e transformada em estanho, grau 'A', na forma de lingotes. A jazida tem reservas demonstradas de quase 30 mil toneladas que, com os recursos, totalizam mais de 60 mil toneladas de estanho contido em toda a ERSA. A fundição tem capacidade nominal para processar anualmente 3.600 toneladas de estanho metálico.

A aquisição da ERSA, em 2005, foi estratégica para a CSN, visto que o estanho é empregado na fabricação de folhas-de-flandres, revestimento de alto valor agregado e utilizado em embalagens. A companhia é a única fabricante desse produto no Brasil e uma das cinco maiores do mundo.

O estado de Rondônia é responsável por metade da produção de cassiterita (minério de estanho) no Brasil. O país possui 11% das reservas do minério do mundo, estando em 5º lugar.  

Hugo Rocha

Engenheiro Civil pela UFOP, Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP. Experiência na elaboração de projetos de novas barragens para armazenamento de água e rejeitos de mineração, estudos hidrológicos e hidráulicos, auditoria de segurança em barragens existentes, Planos de Segurança de Barragens (PSB), Planos de Ações de Emergência (PAE) e estudos de ruptura hipotética de barragens (Dam Break).

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Contato

©GeoHydroTech Engenharia

by nerit