A importância do Acompanhamento Técnico de Obras (ATO) durante a construção de barragens

por Hugo Rocha em 09/Apr/2019
A importância do Acompanhamento Técnico de Obras (ATO) durante a construção de barragens

O Acompanhamento Técnico de Obras (ATO) é extremamente importante e necessário para que se consiga garantir um padrão máximo de qualidade na execução dos serviços de construção.

O ATO é o “olho do projetista no campo”. Sua principal atribuição é verificar se as obras estão sendo executadas conforme o projeto executivo e apontar eventuais desvios. Por isso ele está apto para tirar qualquer dúvida sobre o projeto durante a construção. Deve fornecer apoio técnico total e irrestrito aos engenheiros e demais profissionais de campo durante as obras.

Além disso, é muito comum ocorrerem modificações nos projetos durante a execução das obras devido a “surpresas” que não puderam ser identificadas na fase de projeto executivo, como, por exemplo, lençol freático em posição diferente da identificada nas sondagens, falhas geológicas, presença de rochas ou de solo mole, etc. O tamanho e complexidade dessas obras não permitem que todas as situações sejam previstas e identificadas no projeto. Portanto, ocorrências como estas exigem a presença de um profissional experiente em construção, de modo a identificar e entender a situação em campo, fazer rápido contato com a equipe de projetos e propor soluções rápidas para os problemas encontrados. Isso evita atrasos e custos adicionais com retrabalhos e eventualmente com equipe e equipamentos parados.

Por fim, o ATO poderá facilitar a elaboração do Projeto “As Built” (Como Construído), que hoje em dia é exigência legal.

São atribuições do ATO:

• Verificação da aderência da construção com o projeto executivo;
• Verificação de eventuais não conformidades na construção;
• Participação de reuniões de acompanhamento e planejamento;
• Verificação de requisitos de Segurança do Trabalho;
• Proposição de soluções em caso de imprevistos e/ou interferências;
• Autorização de possíveis mudanças no projeto;
• Emissão de relatórios periódicos de evolução das obras.

Outros Serviços Correlacionados:

• Elaboração e atualização de cronogramas físicos e financeiros;
• Acompanhamento topográfico;
• Controle de compactação através de ensaios de campo e laboratório.

Nos últimos anos muitas empresas têm evitado contratar os serviços de ATO, certamente visando redução de custos motivada pela crise financeira que estamos atravessando. Porém, o custo desse serviço é muito baixo perante o benefício que ele proporciona.

A GeoHydroTech possui uma equipe de profissionais extremamente experientes e capacitados para solucionar qualquer problema encontrado durante a execução de uma obra. Por isso, caso decida contratar um serviço de ATO, não deixe de nos consultar.

Hugo Rocha

Engenheiro Civil pela UFOP, Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP. Experiência na elaboração de projetos de novas barragens para armazenamento de água e rejeitos de mineração, estudos hidrológicos e hidráulicos, auditoria de segurança em barragens existentes, Planos de Segurança de Barragens (PSB), Planos de Ações de Emergência (PAE) e estudos de ruptura hipotética de barragens (Dam Break).

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Contato

©GeoHydroTech Engenharia

by nerit