A importância de se implantar uma cultura de Segurança de Barragens nas empresas mineradoras

por Hugo Rocha em 20/Mar/2019
A importância de se implantar uma cultura de Segurança de Barragens nas empresas mineradoras

A ruptura de uma barragem gera algumas das consequências mais catastróficas entre todas as obras de engenharia. Isso ficou notório em episódios recentes do Brasil, que causaram muitas perdas humanas e enormes impactos socioambientais.

O fato de essas empresas envolvidas em rupturas recentes estarem em conformidade com a Lei Federal 12.334, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), e com a Portaria 70.389 da Agência Nacional de Mineração (ANM), responsável pela fiscalização de barragens de rejeitos, mostra que é preciso ir muito além do cumprimento dos requisitos legais básicos.

As empresas mineradoras precisam passar a considerar as barragens de rejeitos como parte do “core business” de seus negócios. Como as barragens geram somente custos às mineradoras, ao contrário das minas, que são o que geram a receita, na grande maioria dos casos somente esta última é considerada “core business”. Isso faz com que muitas empresas posterguem investimentos (CAPEX) e até mesmo tentem minimizar os custos operacionais (OPEX) de suas barragens.

Porém, está mais do que evidente que esta mentalidade precisa mudar. As barragens precisam passar a ter o mesmo grau de importância e de prioridade das minas dentro das empresas mineradoras. Do contrário, tragédias que jamais deveriam ter acontecido continuarão se repetindo.

Por isso as empresas mineradoras precisam passar a ter o termo Segurança de Barragens como uma espécie de “mantra” interno. Deve ser promovida uma cultura interna que permita a todos os colaboradores de todos os níveis e todas as áreas enxergarem a importância de uma boa prática de Segurança de Barragens. O conhecimento sobre requisitos de Segurança de Barragens deve permear todos os setores das empresas.

As etapas para a implantação dessa cultura de Segurança de Barragens deve percorrer as seguintes etapas:

• Implantação de um Setor ou Departamento de Segurança de Barragens estruturado, com uma gerência qualificada e com experiência no assunto;

• Revisão e auditoria dos projetos existentes, de modo a verificar se a instrumentação instalada nas barragens é suficiente para garantir um monitoramento adequado, preferencialmente feito por uma empresa de consultoria diferente daquela que elaborou o projeto;

• Verificação e, se necessário e onde aplicável, recalibragem dos instrumentos instalados;

• Instalação de novos instrumentos, se assim a revisão indicar;

• Elaboração e manutenção em dia de toda documentação de Segurança de Barragens exigida por lei, ou seja, Planos de Segurança de Barragens (PSB), Revisões Periódicas de Segurança de Barragens (RPSB) e Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM)

• Treinamento da equipe de campo em Inspeções de Segurança Regular (ISR), Instrumentação e Monitoramento de Barragens;

• Realização das ISR se possível em uma frequência superior à exigida por lei (trimestralmente);

• Treinamento sobre o PAEBM com simulado prático, envolvendo toda a empresa, comunidades a jusante das barragens, Defesa Civil e Bombeiros.

A GeoHydroTech foi uma das primeiras empresas do Brasil a prestar serviços de consultoria na área de Segurança de Barragens mesmo antes de ser obrigatório por lei. Tem uma equipe extremamente experiente e qualificada e está totalmente apta a colaborar com seus clientes, atuais e potenciais, em demandas relacionadas ao assunto.

Hugo Rocha

Engenheiro Civil pela UFOP, Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP. Experiência na elaboração de projetos de novas barragens para armazenamento de água e rejeitos de mineração, estudos hidrológicos e hidráulicos, auditoria de segurança em barragens existentes, Planos de Segurança de Barragens (PSB), Planos de Ações de Emergência (PAE) e estudos de ruptura hipotética de barragens (Dam Break).

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Contato

©GeoHydroTech Engenharia

by nerit