5 países que despoluíram seus rios

por GeoHydroTech Engenharia em 12/May/2019
5 países que despoluíram seus rios

Os rios são partes características e essenciais de todas as cidades pelo mundo. Aqui no Brasil temos rios que marcam como um todo uma região. Esses corpos hídricos são responsáveis por auxiliar a preservação da biodiversidade, o comércio de pesca, a indústria, e a população de alguns locais, abastecidas com água pra utilização para uso doméstico.

Infelizmente podemos observar em qualquer local onde visitamos que a maioria dos rios e córregos estão impróprios para usos diversos, exalando mau cheiro e expondo as pessoas as possibilidades de contrair doenças, caso haja contato com a água poluída.

Essa contaminação acontece devido à quantidade de esgoto que é desencadeada nesses rios todos os dias. De acordo com total de esgoto não tratado descartado na natureza advindos dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2017), essa quantidade de esgoto chega à quase de 6 mil piscinas olímpicas de esgoto liberadas diariamente.

As consequências da contaminação desses recursos vão muito além da saúde, o impacto em todas as áreas sociais e econômicas é enorme e principalmente déficits no abastecimento das cidades.

O Brasil há anos sofre com essa situação crítica da falta de saneamento e poluição constante, temos como exemplo, os rios Rio Tietê (SP) e Iguaçú (PR) que estão entre os rios mais degradados (#riosporumtriz) entre os pontos que foram monitorados pela SOS Mata Atlâtica no relatório “O retrato da qualidade da água nas bacias da Mata Atlântica“.

Esses rios poderiam trazer maior disponibilidade hídrica, sendo assim, usados para o abastecimento público. Segundo dados da UNESCO 2019, mais de 2 bilhões de pessoas vivem em países que experimentam estresse hídrico, ou seja, é um necessário que a população e principalmente o governo se atente à essa demanda e criem estratégias para o manejo dessas fontes.

Não podemos deixar nossos rios, lagos e mares morrerem, a recuperação desses corpos hídricos é possível e necessária para a sobrevivência e desenvolvimento do país.

Alguns países já conseguiram atingir essa meta, quer saber quais são?

5 rios que foram despoluídos no mundo

A lista é curta, mesmo assim, essas cidades realizaram a recuperação ambiental dos seus rios e hoje servem como inspiração para muitas outras. Confira!

RIO SENA – Paris, França

Paris, a Cidade-Luz, berço do iluminismo, é também lar de uma das mais famosas atrações turísticas do mundo, a Torre Eiffel. Mas seu rio principal, o Sena, não fica atrás, com suas belíssimas pontes e visual inspirador, cenário de tantos filmes. Mas nem sempre foi assim. Degradado pela poluição industrial e pelo esgoto doméstico, em 1960 os franceses passaram a construir estações de tratamento de esgoto. E há multas para fábricas e empresas que despejarem substâncias ilegais nas água. 

RIO TÂMISA – Londres, Inglaterra

Na Terra da Rainha, o Tâmisa é a principal visão do Parlamento. Aliás, onde a vista alcança tem água: são quase 350km de extensão. Longo é também o seu histórico de poluição – desde 1610 sua água não é mais considerada potável. Sabe qual era o apelido do digníssimo Tâmisa? “O Grande Fedor”! Hoje, há estações de tratamento de esgoto, um incinerador que gera energia para elas a partir dos sedimentos oriundos do tratamento e, diariamente, dois barcos percorrem o rio de segunda a sexta para tirar cerca de 30 toneladas de lixo a cada 24 horas. 

RIO TEJO – Lisboa, Portugual

O famoso rio Tejo nasce em terras espanholas e deságua no Oceano Atlântico, formando um belíssimo estuário em Lisboa, capital portuguesa. Cerca de 800 milhões de euros foram investidos em sua revitalização, com obras de saneamento e renovação da rede de condutas de distribuição de água e esgoto. Na sua próxima visita, atenção: golfinhos podem saltar na sua frente. 

RIO CHEONGGYECHEON – Seul, Coreia do Sul

Apenas quatro anos. Esse foi o tempo necessário para revitalizar por completo esse rio de 5,8km que corta a capital sul coreana, ícone da cultura pop. Tudo começou em julho de 2003, com a implosão de um enorme viaduto que ficava sobre o rio, além de melhorias ambientais, como a construção de diversos parques lineares. Hoje, é possível ver cascatas, fontes, peixes e muitas crianças e jovens circulando pela área! 

RIO RENO – Cleveland, EUA

Esse rio gigante (160km de extensão), localizado no estado norte-americano de Ohio, é lar e sustento de muitos animais que vivem dentro ou próximos de suas águas. Mas se hoje o cenário é de prosperidade, o mesmo não se pode dizer de sua história recente, em função da extensa atividade industrial e do despejo do esgoto residencial da região entre Akron e Cleveland, duas importantes cidades locais. Mais de 3,5 bilhões de dólares depois, o que se vê hoje é um rio em perfeito estado de revitalização. 

Fonte: Trata Brasil

GeoHydroTech Engenharia

Somos uma empresa consultoria e projetos nas áreas de Geotecnia, Recursos Hídricos, Segurança de Barragens e Acompanhamento Técnico de Obras (ATO), atuando nos mercados de Mineração, Saneamento, Energia e Infraestrutura.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Contato

©GeoHydroTech Engenharia

by nerit