Notícias

 

Foz do Rio São Francisco está em estado crítico

Posted by Jonathan Wommer

Desmatamento e poluição coloca em risco vida das populações ribeirinhas e sobrevivência do rio.

Após 13 dias de fiscalização em 10 cidades do Baixo São Francisco, região onde o rio deságua no mar, os 250 técnicos da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI/SE) puderam constatar que a situação do rio, que já era muito grave, chegou a um estado crítico. O manguezal e a mata atlântica que protegem as margens estão sendo devastados, o leito do rio chega a ser usado como viveiro de criação de camarões.

Read more

Brasil tem pelo menos 25 barragens com estrutura comprometida, diz ANA

Posted by Jonathan Wommer

Relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) identificou 25 barragens no país com estruturas comprometidas. Entre os problemas identificados estão deficiências no vertedor, que é por onde a água é escoada, fissuras e deterioração na estrutura de concreto das barragens, erosões e concreto com péssima qualidade.

Read more

GEOHYDROTECH RETOMA CONTRATO COM A YAMANA GOLD

Posted by Jonathan Wommer

Após ter realizados diversos trabalhos de consultoria para a Yamana Gold na Mineração Maracá e na antiga Mineração Serra da Borda, estamos assinando um novo contrato para a prestação de serviços de consultoria voltados a Segurança de Barragens, em atendimento à Portaria 70.389 do DNPM, que cria o Cadastro Nacional de Barragens de Mineração e o Sistema Integrado de Gestão em Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM).

Read more

Maiores represas do País enfrentam seca histórica

Posted by Jonathan Wommer

Lago de Sobradinho (BA) deve atingir volume morto e usina será desligada; Serra da Mesa (GO) está com menos de 10% da capacidade

A pior seca dos últimos 100 anos tem testado os limites de alguns dos maiores reservatórios do País. Na Bahia, o lago de Sobradinho, terceiro maior do Brasil em volume de água, enfrenta a estiagem com apenas 5% de sua capacidade total de armazenamento, menos da metade do que tinha há exatamente um ano, quando já estava em crise. Em Goiás, a represa de Serra da Mesa, a maior do País em capacidade de armazenamento, está com somente 8% do volume que é capaz de guardar. E essa situação vai piorar.

Read more