NEWS

Por Dentro da Kinross quer ampliar o diálogo com a comunidade de Paracatu (MG)

Mineradora realizou a primeira edição do evento e recebe inscrições para a próxima visita

A Kinross promoveu no último sábado, 24/02, a primeira edição do “Por Dentro da Kinross” aberto à comunidade de Paracatu. A iniciativa recebeu cerca de 30 pessoas que se inscreveram por e-mail. A empresa já tem um programa de visitas que em 2017 recebeu aproximadamente 1.000 visitantes, voltado para estudantes de instituições da sociedade civil e familiares de empregados. A proposta agora é receber uma vez por mês a comunidade interessada em conhecer as operações da mineradora.

kinross equipe ght

Créditos da Foto: Kinross

O grupo de visitantes foi formado por jovens, famílias e até crianças (acima de sete anos) que conheceram de perto as operações da mineradora em Paracatu, como a barragem Eustáquio e a mina. Durante a visita, dois especialistas esclarecem dúvidas sobre o funcionamento, monitoramento e processos de segurança de uma barragem de rejeitos. Já na mina, eles viram em operação os caminhões fora de estrada, que medem cerca de seis metros de altura, e a escavadeira elétrica, maior equipamento dentro da mina da Kinross.

O grupo também teve conhecimento sobre a tecnologia empregada nas detonações da rocha, como são feitos os controles ambientais -monitoramento de ruído e poeira, uso e reaproveitamento da água, ou seja, todos os procedimentos feitos pela Kinross para reduzir os impactos da sua operação na comunidade. O grupo encerrou a visita na Casa Kinross, espaço inaugurado em 2017 na cidade que faz um resgate histórico de Paracatu, desde o século XVIII até os dias de hoje.

“Foi uma experiência enriquecedora. Além de saber a importância que a empresa dá para a segurança e para o cuidado com suas operações para reduzir os impactos na comunidade, também aprendi muito sobre questões técnicas e o uso da tecnologia empregada na mina”, disse a moradora de Paracatu e estudante universitária, Ana Carolina Ramalho de Castro.

De acordo com a gerente de Comunicação e Relações com a Comunidade, Ana Cunha, o programa é uma oportunidade de ampliar o diálogo com a comunidade de Paracatu. “Esse é um momento de esclarecer informações para a população e mostrar as boas práticas que são realizadas dentro do site. A abertura a todos os moradores de Paracatu é uma forma de não só ampliar o diálogo, como aproximar a empresa dos moradores, mostrar como é o funcionamento das nossas operações e sanar dúvidas”, afirma.

A próxima visita aberta à comunidade será no dia 24 de março. Os interessados já podem se inscrever pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. As vagas são limitadas.

Fonte: Conexão Mineral