NEWS

GEOHYDROTECH FECHA CONTRATOS COM GALVANI PARA CONSULTORIA NO PROJETO SERRA DO SALITRE

O projeto em questão está localizado no município de Serra do Salitre / MG está em fase final de implantação.

Assim a Galvani convidou a GeoHydroTech para ser sua empresa de consultoria em aspectos ligados à operação das 3 barragens construídas no Complexo Mineroindustrial, sendo elas:

- Barragem Sabão I, que armazenará água e rejeitos;

- Barragem Sabão II, que armazenará água;

- Barragem Jacu, que armazenará água.

Dessa forma a Galvani e a GeoHydroTech firmaram 2 contratos.

Um deles é específico para a realização do balanço hídrico integrado das 3 barragens. O objetivo é verificar a capacidade dos reservatórios para fornecer água para o processo de beneficiamento mineral e industrial e também determinar as cotas de coroamento das próximas etapas das barragens a serem alteadas. Para isso a GeoHydroTech utiliza o software AcquaTailings, que é uma ferramenta de Interface Gráfica de Usuário (GUI) desenvolvida internamente pela empresa para facilitar a avaliação e previsão de balanços hídricos em barragens de água e rejeito.

O outro é um contrato genérico, comumente chamado de “Contrato Guarda Chuva”, que irá cobrir serviços de serviços de consultoria especializada e elaboração de projetos em geotecnia, geologia, hidrologia, hidráulica, instrumentação, monitoramento e segurança de barragens, e áreas correlacionadas, em atendimento a demandas especificas da Galvani ao longo do ano de 2018.

Serra do Salitre

 Créditos da Foto: Galvani

A Galvani atua no mercado de fertilizantes, desde a década de 1960, apoiando agricultores a produzir mais alimentos. Trabalha desde a mineração até a produção e distribuição de fertilizantes fosfatados. Possui unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Ceará.

Em dezembro de 2014, a Yara International adquiriu 60% das ações da Galvani. Para deixar evidente essa parceria, a empresa passou a usar a marca Yara, mas continua a ser uma organização independente, com conselho, diretoria e posicionamentos próprios, além de autonomia na tomada de decisão. A razão social Galvani Indústria, Comércio e Serviços S/A permanece a mesma. Assim, a empresa continua sendo chamada de Galvani.

Fundada em 1905, na Noruega, para solucionar a fome emergente na Europa, hoje a Yara possui presença mundial, com mais de 12 mil colaboradores e vendas para mais de 150 países.

Com investimento de R$ 2,2 bilhões, previsão de operação das atividades de mineração no segundo semestre de 2017 e a produção de fertilizantes no segundo semestre de 2018, o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salistre permitirá à Galvani dobrar sua capacidade de produção, reduzindo a dependência de importações e o déficit da balança comercial do setor, apoiar a produção de alimentos no país, além de gerar emprego e renda para a indústria nacional.

O projeto terá capacidade de produção aproximada de 1,2 milhão de toneladas de concentrado fosfático por ano e dará uma importante contribuição à balança comercial brasileira, ao diminuir a dependência de matéria-prima importada, que atualmente representa cerca de 70% do total de fertilizante consumido no País.

Ao entrar em operação, o Complexo irá gerar cerca de 500 empregos próprios e 700 indiretos.